contato@viagens-em-marrocos.com +212 668 477 203

Conhecendo a língua árabe, oficial no Marrocos

Os idiomas mais falados no Marrocos são árabe, que é a língua oficial do país, francês e espanhol. Neste artigo iremos focar apenas na língua árabe apresentando as principais expressões para você ir se familiarizando antes de visitar e se encantar pelas terras marroquinas.

Conheça algumas expressões no Marrocos

Quando viajamos para um lugar completamente novo e de cultura tão diferente da nossa é interessante atentar para os hábitos locais e agir educadamente. Sendo assim, as expressões de educação que usamos em todo e qualquer lugar, no idioma árabe seriam ditas da seguinte forma:

Obrigada = Shukran

Não, obrigada! = La’a shukran (bastante utilizada quando o turista vai às lojas e mercados ou para recusar convites inapropriados com educação)

Desculpe = Assif

Por favor = Min tadlak

Olá = Salam

Sim = Na’am

Não = Laa

Bem-vindo = Marhaban

Parabéns = Mabrook

Na novela “O clone” gravada pela Rede Globo em algumas cidades do Marrocos como Ouarzazate, Marrakech, El Jadida, Fez e outras, os espectadores puderam ter um contato grande com a língua árabe por meio das falas dos personagens. Algumas das expressões que se tornaram mais conhecidas que talvez você também identifique e as mais ditas no país devido às questões religiosas, por conta do islamismo, são:

A paz seja com você = Salam aleikum

(trata-se de uma saudação utilizada frequentemente em diversas ocasiões)

Alaykom salam = resposta à saudação anterior

Obrigada Deus = Il-hamduLilah

Deus queira = Insha’allah

Estas formas escritas acima são como pronunciamos as palavras, no entanto, se você ler tais palavras em algum lugar será difícil identificá-las, pois estarão conforme o alfabeto árabe que é representado de maneira totalmente distinta da que estamos acostumados no alfabeto romano. Além disso, na leitura de um texto em árabe a direção se dá do lado direito para o esquerdo.

Aprender algumas palavras e expressões do idioma referente ao país que está visitando além de ser enriquecedor, é uma demonstração de respeito e curiosidade pela cultura local e pela população que o recebeu com tanto carinho e disposição.

 

levelx

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *