viagensmarrocos4x4@gmail.com +212 648 680 907

Etiqueta à Mesa no Marrocos

As regras de etiqueta à mesa variam de acordo com a cultura de cada local. No Marrocos, quando há jantares comemorativos, a anfitriã convida todos para se sentarem à mesa dizendo Bismillah, que significa “em nome de Deus”.

Para iniciar, é costume todos lavarem suas mãos juntos à mesa. Nesse ritual, o filho mais velho dos anfitriões contorna a mesa da direita para a esquerda, lavando a mão de cada um dos convidados com um jarro de água morna na mão direita e uma bacia na mão esquerda.

O pai da família faz uma oração desejando uma boa refeição, muita paz e sorte.

Antes de servir o prato principal, os convidados começam deliciando um prato coletivo. Deve-se comer usando apenas três dedos da mão direita: o polegar, o indicador e o médio. Somente após esse desjejum é que pode-se comer à vontade a refeição central.

É curioso atentar-se aos pequenos gestos durante o jantar, pois um pequeno gesto fora do habitual pode ser interpretado como grosseria. Por exemplo, é visto como ação mal educada, recusar carne vermelha e comer usando a mão esquerda. Portanto, atenção, canhotos que participarão de jantares no Marrocos, comecem a treinar para comer usando a mão direita!

Ao final da refeição, todos agradecem mais uma vez, dizendo All Hamdu Lillah, que quer dizer “Graças a Deus”, lavam as mãos novamente de acordo com o ritual, tomam chá e aproveitam o momento de confraternização com muita conversa e animação.

É de bom tom aceitar o famoso chá marroquinho, símbolo de hospitalidade. Não deixe de experimentá-lo!

Assim como o jantar marroquinho tem muitas regras, há também muita fartura de cores, condimentos, variedade e pratos, entre eles, diversos tipos de sopas, espetinhos de carne, cozidos, massas e o tradicional cuscuz. Além das sobremesas de frutas frescas e pastéis com mel.

Bom apetite!

levelx

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *