contato@viagens-em-marrocos.com +212 668 477 203

Quintas de Açafrão – Uma riqueza marroquina

Muita gente conhece o sabor único dessa especiaria, mas poucos sabem do verdadeiro valor econômico e cultural que o Açafrão tem.

Originalmente cultivado na região do Vale de Ourika, é na pequena aldeia de Tnine Ourike que encontramos algumas quintas de Açafrão, podendo ser apreciadas pelo público em geral.

Açafrão é uma delicada planta que possui uma flor, a qual dela são extraídos seus filamentos vermelhos, para isso é necessário muito cuidado e horas de trabalho. Normamente esse tipo de trabalho é executado por mulheres marroquinas em uma determinada época de colheita. Digamos que a colheita do açafrão agrega muito valor para as mulheres na cultura do Marrocos.

Considerado o ingrediente mais caro da gastronomia, é muito confundido com o açafrão da terra, mas o verdadeiro é uma raridade e quase um tesouro. Para se ter uma idéia, um quilo de açafrão precisa de cerca de 250 flores mil flores, cada flor contém apenas 3 filamentos vermelhos de açafrão e são colhidos um kilo diariamente. Muito respeito e cuidado por essa riqueza que a natureza nos proporciona.

Na questão econômica, podemos dizer que comprar açafrão é o mesmo que comprar ouro. Um quilo desse ingrediente pode chegar ao valor de até R$70 mil, no Brasil o mesmo peso de ouro custa R$90mil –  por isso, dizer que o açafrão tem quase o peso do ouro, não é assim tão fora da realidade.

Para quem deseja aproveitar o máximo desse tempero tão exepcional, a dica é dissolver ele em água ter alta concentração de sabor e aroma. Ele sempre dá um toque fnal nos pratos, mas se usado de forma errada pode literalmente amargar tudo. Usar Açafrão em molhos e com acompanhamentos, se tornou a forma mais popular de consumo. O creme de açafrão com risoto é o que mais se destaca entre os pratos mais pedidos mundo a fora.

A pouca quantidade extraída por colheita e a alta qualidade faz o açafrão ser esse tesouro tão amado e idolatrado.

 

levelx

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *