contato@viagens-em-marrocos.com +212 668 477 203

Roupas brancas no Marrocos?

Sabemos que no Brasil e em vários outros lugares do Ocidente, é costume as pessoas se vestirem com roupas brancas para celebrar a paz e, até mesmo, em comemoração nas festas de passagem de ano essa é a cor predominante. No entanto, vestimentas de cor branca ganham significado bem diferente no Marrocos. Lá, as mulheres usam roupas brancas em sinal de luto. É comum observar viúvas vestindo-se de branco por até quarenta dias.

Como forma de demonstrar seu respeito, na maior parte do Ocidente, por sua vez, as pessoas culturalmente vestem-se de preto nos funerais de entes queridos.

Essa questão das cores nas situações de luto varia bastante de acordo com cada localidade. Embora as mais comuns ao redor do mundo sejam a preta e a branca, ainda vemos pessoas sinalizando seus sentimentos à perda de alguém por meio do uso de roupas nas cores vermelha (na África do Sul), amarela (no Egito), roxo (na Tailândia), azul (no Irã), entre outras.

Não é somente no Marrocos

Além do Marrocos, em algumas comunidades orientais como China e Japão, também pode-se observar o branco sendo usado nas vestimentas como sinal de luto. Nessas culturas onde o branco representa a morte, a cor evoca o silêncio e a leveza.

É extremamente importante informar-se sobre a cultura dos países antes de visitá-los para não cometer gafes ou falta de respeito, mesmo sem ter a intenção. A cor das roupas usadas em cada ocasião é apenas um dos exemplos de situações em que os turistas devem atentar-se.

Portanto, agora você já sabe, se for celebrar a virada do ano em Marrocos, nada de vestir-se de branco. E nas situações de luto, saiba que o preto por lá não possui significado de demonstração de sentimentos a perda de um amigo ou parente como acontece no Ocidente.

levelx

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *