viagensmarrocos4x4@gmail.com +212 648 680 907

Saara, o deserto que você precisa conhecer

Não é novidade que o Saara é um dos desertos mais famosos e maiores do mundo, maior inclusive que o território brasileiro, possui em média 9 milhões de quilômetros quadrados. No entanto, existem várias peculiaridades que farão você se encantar por este lugar tão exótico tanto por sua história quanto pela paisagem.

Além do Marrocos, o Saara também possui regiões que se localizam no Túnis, Argélia, Mauritânia, Mali, Níger, Líbia, Chade, Egito e Sudão, ou seja, países em sua maioria de cultura árabe. O deserto compõe-se de areia em quase sua totalidade que, quando exposta aos grandes ventos recorrentes, ocasiona tempestades formando incríveis dunas que podem chegar a até 250 metros de altura.

A temperatura e o clima do deserto variam de um extremo a outro, sendo observadas máxima de 60ºC durante o dia e mínima de 0ºC à noite. A presença de água é bastante rara, mas apesar de pouca chuva, ainda é possível encontrar algumas regiões com água e vegetação verde como as palmeiras, são os chamados oásis. No restante da área desértica predominam-se plantas de raízes profundas e pouco dependentes de água, por exemplo, cactos e liquens.

Também devido a escassez de água, os animais de grande porte que conseguem sobreviver e se adaptar melhor ao clima do Saara são camelos e dromedários. Nos passeios turísticos é possível, inclusive, aventurar-se por alguns dias no deserto e ter a emocionante experiência de fazer passeios montado neles.

Mas nem sempre esse cenário foi assim, o deserto do Saara há aproximadamente 2,5 milhões de anos abrigava uma rica floresta tropical e o Lago Chade, um dos maiores lagos de água doce do mundo. Devido a mudanças climáticas é que a área transformou-se no deserto de areia que conhecemos hoje.

O Saara sempre nos surpreende, seja por sua história, beleza, excentricidade ou curiosidades. Em 2016 houve mais uma surpresa, após 37 anos voltou a ter um caso de neve no deserto em uma região da Argélia. O último relato de neve havia sido em 1979.

Então, vale a pena ou não conhecer um lugar tão diferente e enriquecedor assim?

levelx

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *