viagensmarrocos4x4@gmail.com +212 648 680 907

Turismo e tradição de mãos dadas

Um dos festivais típicos mais famosos do Marrocos, transformou-se também ao longo dos anos numa curiosa atração turística internacional, trata-se do Festival dos Casamentos, mais conhecido como “moussem”, que ocorre em Imilchi.

O festival teve origem numa lenda do povo berbere do norte do Saara, em que dois jovens apaixonados tiveram seu romance proibido por seus pais porque pertenciam a vilas inimigas. Inconsolados, o casal chorou até morrer. Eles acreditam que dois lagos em Marrocos próximos a Imilchil foram formados por essas lágrimas. Depois desse episódio, os berberes decidiram incentivar o amor e dar certa liberdade para os jovens escolherem seus parceiros, com a realização do chamado Festival do Casamento, que acontece todos os anos no mês de setembro no vilarejo de Imilchil.

São três dias de muita animação numa grande festa ao ar livre, onde jovens comparecem com o intuito de encontrar futuros cônjuges, sempre com a supervisão dos pais para se certificar de que os rapazes têm boas intenções com suas filhas. Isso porque, apesar da suposta liberdade, as normas sociais locais são muito rígidas e conservadoras. As famílias é que decidem se o pretendente é apropriado para as noivas. Em caso negativo, interrompe-se um aperto de mão ao rapaz sugerindo que ele procure outra noiva. De acordo com a cultura berbere o fígado é o símbolo do amor já que um fígado saudável está ligado ao bem estar. Sendo assim, quando uma mulher aceita a proposta de casamento de um homem, ela diz que “prendeu o seu fígado”.

Estima-se uma média de 40 noivados celebrados por dia durante o festival. Os casais formados voltam ao festival no próximo ano para oficializar a união num casamento coletivo. Eles ainda conservam essa tradição apesar de muitas outras tribos já terem adotado os casamentos individuais, o que deixa o evento ainda mais especial.
Essa é uma manifestação cultural de suma importância na região, onde há muito misticismo, arte, música, dança, cores e comemoração. Devido à sua grande visibilidade e animação, o Festival do Casamento atraiu os olhares de milhares de turistas ao redor do mundo que visitam a aldeia durante a época da festa anualmente.

 

levelx

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *