contato@viagens-em-marrocos.com +212 668 477 203

A Universidade de Al-Karaouine

A Universidade de Al-Karaouine entrou para o livro dos recordes (Guiness Book), uma vez que se instalou na região de Fez em 859 por uma mulher muçulmana chamada Fatima al-Fihri de família rica que doou seu dinheiro para a construção devido sua crença e dedicação religiosas. No início era um tipo de escola voltada para assuntos religiosos, mais tarde aprofundou os estudos em ciências naturais quando ganhou maior reconhecimento e em 1957 promoveu cursos de química, física, matemática e línguas estrangeiras.

Segundo estudantes da universidade, a França foi responsável por grande atraso no Marrocos. Antes de o país se tornar independente as aulas eram limitadas ao estudo do corão e outras matérias religiosas por interesses franceses em manter o controle politicamente, apenas depois foram surgir matérias de outras áreas da educação e o ambiente foi se modernizando e transformando um cenário de oração com tapetes no chão, em um local com estrutura para estudo propriamente dito com mesas e cadeiras. Apesar disso, a influência francesa é tão forte no Marrocos que as aulas e provas são em francês, sendo esta também a segunda língua mais falada do país.

Curioso perceber que embora tenha sido criada por uma mulher e admitir homens e mulheres, a universidade sempre teve em sua grande maioria estudantes do sexo masculino. Isso se deve a uma questão cultural em que a mulher é criada para se casar e cuidar da casa e dos filhos, o que gerou alto índice de analfabetismo entre as mulheres marroquinas. No mundo atual, esse cenário vem se alterando e o número de mulheres estudantes em cursos de graduação cresceu, uma vez também que elas têm usado a educação como ferramenta para defender seus direitos e elevar seu status social. Isso porque quem se forma na Universidade Al-Karaouine é reconhecido como alguém bem educado que merece pertencer a um nível mais alto da sociedade.

Universidade Al-Karaouine está ativa

A Universidade Al-Karaouine mais antiga do mundo ainda encontra-se em atividade no Marrocos nos dias de hoje.

levelx

One Comment

  1. Johnk492 2 de junho de 2018 at 04:42 Responder

    Nice read, I just passed this onto a friend who was doing some research on that. And he just bought me lunch since I found it for him smile So let me rephrase that Thank you for lunch! Whenever you have an efficient government you have a dictatorship. by Harry S Truman. fgbcgcecddak

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *