viagensmarrocos4x4@gmail.com +212 648 680 907

Você sabe o significado da bandeira de Marrocos?

A bandeira de cada país revela as principais características do lugar criando uma identidade exclusiva, além de serem cheias de significados por meio dos elementos apresentados.

O Marrocos alterou o desenho de sua bandeira várias vezes ao longo da história. A bandeira da época da Dinastia Idríssida no período 780-974 é completamente diferente da bandeira que vemos hoje, usada desde 1915.

Antes de 1915, na Dinastia Alaoui do século XIX, a bandeira era completamente vermelha, assim como a de outras bandeiras de países árabes naquele tempo.

A atual bandeira do Marrocos continua toda vermelha porém acrescida de uma estrela de cinco pontas verde ao centro, que foi incluída por sugestão de colonizadores franceses com o intuito de diferenciá-la das demais.

Esse pentagrama simboliza vida, sabedoria, paz, saúde e o “Selo de Salomão”. O Selo de Salomão, por sua vez, é o símbolo que o rei Salomão usou em um anel para ter autoridade, proteção e poder provenientes de Deus abrindo as portas de suas maiores conquistas e riquezas, como por exemplo, parte de seu primeiro palácio. Portanto, representa o poder de Deus sobre o mundo e todas as coisas. Sendo assim, acredita-se que esse símbolo tenha poderes mágicos.

O Selo de Salomão é muito parecido com a Estrela de Davi. Cuidado para não confundí-los. A diferença entre os dois está na sobreposição dos triângulos. Enquanto na Estrela de Davi eles se sobrepoem, no Selo de Salomão as formas se entrelaçam.

O significado dos símbolos também é distinto. Os símbolos da Estrela de Davi são de união entre os opostos, entre feminino e masculino no ato da geração de vida, ligação entre céu e terra e proteção.

A cor verde do pentagrama na bandeira se deve a referência ao islamismo, religião predominante no país. Já a cor vermelha do fundo da bandeira representa a descendência da família real do profeta Maomé.

levelx

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *