Compras no Marrocos: Marrocos é um destino de compras verdadeiramente único. Com uma combinação de preços acessíveis, produtos de alta qualidade e uma ampla variedade de opções, o país atrai compradores de todo o mundo. Desde tapetes artesanais a cerâmicas deslumbrantes, passando por roupas tradicionais e especiarias exóticas, a diversidade de produtos disponíveis é impressionante. Além disso, a prática comum de regatear os preços faz parte da cultura marroquina, tornando a experiência de compras ainda mais interessante. Portanto, se você gosta de fazer compras, não deixe de explorar os mercados e “souks” durante a sua visita a Marrocos. Compras no Marrocos são uma experiência inesquecível que permite aos viajantes levar para casa lembranças únicas deste país fascinante.
Compras no Marrocos: Perguntas Frequentes e Dicas para uma Experiência Memorável
Marrocos é bom para compras?
Há uma série de factores que tornam Marrocos um local de compras apetecível: os preços baixos, a qualidade elevada da maioria dos produtos, a proximidade em relação à Europa, a facilidade no transporte e a imensa variedade de produtos disponíveis.
Depois, a proximidade da Europa torna mais fácil as coisas para quem se sentir tentado a adquirir produtos de maiores dimensões, sejam eles um amplo tapete ou uma mobília feita artesanalmente.
Marrocos é um destino turístico muito apreciado para fazer compras. Para além das pequenas recordações, que podem ser transportadas facilmente na bagagem, podem ser adquiridos bens mais volumosos que poderão ser enviados para casa através dos serviços de um despachante. Isto inclui tapetes, espelhos, candeeiros, etc.
Os preços são baratos em Marrocos?
Após chegar ao Marrocos o visitante logo compreenderá que terá que pagar apenas uma fracção do valor que no seu país de origem, para obter o mesmo produto. Isto aplica-se não só à hotelaria e à restauração mas a todos os aspectos da viagem, incluindo a aquisição de produtos locais.
O artesanato é manual ou é tudo feito em fábricas?
A produção de artigos de artesanato no Marrocos é ainda feita segundo técnicas ancestrais e usando materiais genuínos. A frase “já não se fazem coisas assim” não se aplica em Marrocos. Neste país a qualidade impera.
Há muita variedade de coisas para comprar no Marrocos?
Finalmente há a variedade. Em Marrocos o difícil é escolher.
Os produtos de cabedal e couro são muito populares, assim como as peças de mobília, as cerâmicas, as roupas tradicionais, os elementos de decoração para a casa, as louças para chá ou para a preparação das tagines.
Pode-se comprar calçado exótico, sabonetes naturais, tâmaras doces, especiarias raras. A imaginação é mesmo o limite, como depressa se compreenderá ao passar por um dos mercados de Fes ou Marraquexe.
Durante as suas tours vamos parar para ir às compras?
Nas nossas viagens em Marrocos terá múltiplas oportunidades de encontrar aquela recordação especial ou de adquirir produtos para decorar ou mobilar a sua casa. Não só serão visitados mercados tradicionais genéricos em algumas das mais famosas cidades, como visitaremos localidades com fama na produção de bens especializados.
É preciso regatear o preço em Marrocos?
Sim. Não esqueça de regatear os preços até à exaustão. Discutir preços faz parte da cultura marroquina e é esperado que o potencial comprador tente fazer baixar o valor pedido inicialmente. Em caso de dúvida consulte o seu guia.
Como são os mercados de Marrocos?
Assim como as comidas marroquinas, os mercados também possuem bastante variedades e cores, o que faz das compras em Marrocos uma experiência maravilhosa e inesquecível. Esses mercados são localmente chamados de “souks”.
Lá você encontra desde tapetes, artesanato em madeira e couro, lenços, a frutos secos, ervas e especiarias típicas locais. Vale a pena levar para casa os famosos chás que você encontra exclusivamente nos mercados marroquinos para apreciar com seus familiares e amigos em um momento único.
Além disso, são vendidas roupas de tradição marroquina, chamadas de caftãs e djelabas; os chinelos tradicionais são as babuchas; e produtos de beleza que deixam os cabelos mais saudáveis e decoram a pele feminina como por exemplo, o óleo de argan e o henê.
Um dos “souks” mais visitados pelos turistas é o dos tintureiros, que apresenta um verdadeiro espetáculo com seus novelos de lã pintados com uma infinidade de cores!
E não são apenas objetos que encontramos nos mercados marroquinos, você também se depara com profissionais que oferecem serviços diversos entre eles, dentistas, profetas, cabeleireiros, videntes e muito mais.
O comércio sempre foi ao longo da história uma das principais atividades do país. No entanto, antigamente o que mais se vendia eram metais como prata e ouro, já hoje em dia, os itens mais vendidos são roupas e especiarias.
Os mercados são muito complexos e cheios, sendo assim é preciso ter atenção para não se perder nas suas ruas estreitas e que são muito idênticas.
Outra questão importante de ser mencionada é a cultura da “pechincha”. Os comerciantes estão acostumados a receber turistas, e por isso, a maioria deles eleva o preço de seus produtos e serviços. Se você perceber que o valor está muito alto, vale “penchinchar”. A arte de regatear é um hábito comum e os vendedores acabam cedendo e diminuindo o preço a pedido do freguês.
Em um momento do dia, os comerciantes são chamados a orar e a maior parte deles fecham suas lojas para atender a oração.
Um dos melhores e mais famosos mercados fica em Marraquexe. Tudo nesses “souks” mostra a riqueza cultural do lugar e conta um pouco sobre a história deste país tão incrível.